© 2017 – 2018 Estúdio b by Bárbara Neumann.

Foca Digital digital + design

Design e desenvolvimento

October 2, 2019

May 28, 2019

April 10, 2019

April 20, 2018

Please reload

Posts Recentes

Liberação miofascial no Estúdio b!

July 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Liberação miofascial: ventosaterapia e bandagem funcional

03.10.2017

 

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo). A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, extremamente resistente e elástica.

O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto e até mesmo desgastes emocionais e estresse podem levar a uma alteração prejudicial da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Isso faz com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos gatilhos (trigger points). Esses pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, mais uma vez formando uma bola de neve que certamente vai culminar no aparecimento de lesões, e impedir o desempenho no treinamento físico e o bem estar em geral.

 

No tratamento da ventosaterapia, o vácuo formado dentro da ventosa suga a pele e isso resulta no aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no exato local da aplicação, e como resultado, uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo tratado com maior facilidade.

 

A bandagem funcional, também conhecida como bandagem elástica, banda neurofuncional ou kinesio taping. É feita de algodão, possui uma cola especial para grudar na pele e poros para facilitar a respiração cutânea, além de poder ser esticada até 140%. A bandagem possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção do seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento. Foi inventada em 1970, no Japão, pelo Dr. Kenzo Kase.

As técnicas de liberação miofascial trazem diversos benefícios, como por exemplo:

  • Aumento da circulação sanguínea local;

  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;

  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;

  • Relaxamento muscular, com alívio da dor;

  • Relaxante e calmante do corpo e mente.

 

Por outro lado o tratamento com as ventosas apresenta algumas contraindicações e por isso não deve ser aplicado em pessoas que apresentam situações como trombose, tromboflebite, distúrbios hemorrágicos, hemofilia, varizes, febre, fratura no local a ser tratado, durante a gravidez, na região abdominal porque pode favorecer a instalação de uma hérnia abdominal, caso a pessoa tenha essa pré-disposição.

Desta forma como complemento o fisioterapeuta pode aplicar a bandagem elástica ou kinesio taping para alterar o tônus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura. Esta bandagem pode ser utilizada mesmo na gravidez, em todas as partes do corpo, até mesmo as mais delicadas como a virilha.

 

Sofia Winter Dipp

Fisioterapeuta

Crefito5 214644F

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload