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Confira as dicas do nutri para o dia da saúde e nutrição!

31.03.2019

 

 

31 de março - Dia da Saúde e Nutrição 

De acordo com o calendário oficial do ministério da saúde, a data de 31 de março foi escolhida para celebrar o dia da saúde e nutrição. A ideia é que nesta data, as pessoas façam uma reflexão sobre o seu estado de saúde e a qualidade da sua alimentação.
Devemos avaliar com que frequência consumimos vegetais, cereais e alimentos naturais, e comparar com a frequência de ingestão de alimentos processados, “fast-foods”, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Uma alimentação balanceada pode incluir alimentos que não sejam tão bons para a saúde, desde que sua frequência de consumo não seja superior a uma vez por semana.

 

Infelizmente, esta não é a realidade da maioria das pessoas. Muitos almoçam fora durante a semana e acabam exagerando na porção, ou então, não são capazes de resistir àquele pastel, ou batata frita. E para piorar, ainda consomem a sobremesa. Vejam quantos erros em um único momento do dia. Sendo que essa situação ainda se repetirá pelos próximos quatro dias.
Então chega o final de semana e o pensamento é de que merecemos uma recompensa por termos nos “comportado” durante a semana. Assim, com a consciência tranquila nos permitimos aquela pizza com cerveja no sábado e o churrasco acompanhado de salada de maionese no domingo.
Mas, e quanto aqueles que levam marmita para o trabalho, ou que almoçam em casa, como está a distribuição dos nutrientes desta refeição? Existem legumes e verduras neste prato, ou é apenas arroz, feijão e carne?


Então, no final do ano, quando chega o verão, percebemos que engordamos. Daí bate o desespero e saímos em busca de “dietas milagrosas” dos “gurus da internet”, porque queremos eliminar em um mês, tudo o que ganhamos durante o ano inteiro. E o detalhe é que queremos o resultado, mas sem abrir mão do “fast-food” no final de semana, afinal, é apenas um dia.

Está na hora de pensar sobre estas questões e assumir a nossa parcela de culpa. Nós somos o que comemos, o nosso corpo irá refletir a soma diária das nossas ações. Se estamos acima do peso, é porque os nossos hábitos alimentares não estão adequados.

Neste 31 de março, convido a todos para realizar uma tarefa que ajudará a identificar a qualidade dos hábitos alimentares. Durante uma semana, faça um registro de todos os alimentos que consumir. No final do dia escreva os horários e as quantidades de cada alimento que consumiu naquele dia. Quando encerrar a tarefa, você será capaz de avaliar como é a sua alimentação. Se perceber que a qualidade está ruim e desejar mudar para ter uma vida mais saudável, consulte um nutricionista.

 

Luis Fernando Ramos 
Nutricionista 
CRN2 - 5215
Especialista em nutrição esportiva

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